Este primeiro dia foi praticamente todo passado em viagem.
Com encontro no Aeroporto Internacional de Lisboa às seis da manhã, onde alguns fornecedores de produtos frescos tinham encontro marcado connosco, a equipa nacional teve tempo para fazer o check in de forma tranquila.
Chegados a Frankfurt, procedemos ao levantamento das carrinhas que utilizaremos para as deslocações diárias e seguimos viagem até ao Hotel “DORINT” em Weimar, a cerca de 20km de Erfurt, onde os equipamentos da equipa foram previamente entregues.
Para já, descansar é o objetivo, recuperar algumas horas de sono pois amanhã o dia começa bem cedo, encontro marcado para as oito da manhã, destino, Makro de Erfurt proceder ao levantamento de todos os produtos necessários.
Conforme combinado, hoje o dia começou bem cedo, tomamos o pequeno almoço e rumamos a MAKRO de ERFURT.
Todos os elementos e respectivos Capitães de equipa escolheram mediante analise prévia, quais os melhores e adequados produtos para a prova a realizar.
A Saída tempo para umas fotos de Grupo em jeito de comemoração do dia Mundial do Cozinheiro que hoje se assinala.
Hoje foi a abertura das Olimpíadas de Culinária 2016, em Erfurt
Cerca de 59 Países participam neste evento grandioso.
As Equipas entram respeitando a ordem alfabética dos países, exceto para Alemanha que entra em último lugar por ser país anfitrião.
Imagem impressionante ver tantos Chefs de cozinha de todo o mundo reunidos no mesmo espaço. Objetivo, comum a todas as Equipas, Vencer!
O trabalho que será posto a prova nos próximos dois dias a muito que teve inicio.
Durante os últimos meses folgas deixaram de ser folgas, férias deixaram de ser férias.
Às 4 horas da manhã, a equipa júnior deixou as cozinhas do hotel em direção ao espaço onde decorrem as Olimpíadas. A noite ficou em branco. Chegaram por volta das 5h e tinham duas horas até terem de abandonar a zona da exposição das mesas.
A primeira prova consistia na apresentação de várias categorias de pratos, apenas para exposição. Tudo tem de ir já pronto, daí que as últimas horas que antecedem a prova sejam essenciais para o trabalho. Depois, resta conseguir transportar tudo o que já vai pronto até ao espaço da exposição, garantindo que nada se parte ou se estraga. Em duas horas tudo tem de estar colocado no sítio. A cada equipa é atribuída uma mesa.
Mais uma noite em que 4 da manhã era a hora marcada. A equipa sénior passou a noite em branco para conseguir ter tudo pronto e cumprir o plano pré-definido. Este ano a equipa sénior é composta por três elementos, Chef Celso Padeiro que vai concorrer na categoria Culinary Art, Chef Luis Gaspar e Chef Carlos Gonçalves na categoria Pastry Art.
A equipa Júnior poderia ter já a sensação de dever cumprido, mas, a noite foi passada a ajudar os companheiros da equipa sénior em tudo o que podiam.
Já no recinto de exposição e com as respetivas mesas atribuídas, os elementos das equipas sénior, iniciam o processo de preparação de todos os pratos para exposição, com minucia e cuidados dignos da arte relojoeira.
Passado todo o período de nervosismo inerente às competições o dia 24 começou bem mais calmo com a visita a Erfurt para ver as restantes equipas em competição bem como as últimas novidades expostas do mundo da cozinha e pastelaria.
Almoçamos em equipa a típica especialidade Alemã… Bratwurst!
Depois, regresso ao Hotel em Weimar, preparar tudo e carregar a carrinha logística das Equipas, que chegará a Portugal no dia 26 de outubro.
A chuva teimava em não abrandar e a tarde destinada a conhecer Weimar, acabou por ser um período de descanso para a maioria dos membros da Equipa.
Os 25.000 visitantes presentes em Erfurt, transformaram os Jogos Olímpicos de IKA / culinária no maior destaque gastronômico de 2016.
Singapura ganhou a batalha dos chefs na competição nacional.
As Equipas de Competição Culinária ACPP, a participar nas Olimpíadas da Culinária, arrecadaram, duas medalhas de bronze e uma medalha de Prata num total de três medalhas.
Temos 51 visitantes e 0 membros em linha