A Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), fundada no ano de 1977, representa legalmente os Profissionais Portugueses de Cozinha e de Pastelaria a nível nacional e internacional.
A ACPP, com sede em Lisboa, tem cerca de 2000 associados e representa Portugal junto da Federação Mundial de Associações de Cozinheiros, World Association of Chefs' Societies (WACS), que inclui cerca de 52 países e mais de 1,5 milhões de associados.
A ACPP é afiliada da WACS desde 1984, usufruindo de um intercâmbio mundial necessário para estar informada sobre todos os eventos culinários e novas tendências gastronómicas.
É objectivo principal da Associação dignificar a profissão de Cozinheiros e Pasteleiros, assim como promover a Gastronomia Portuguesa a nível nacional e internacional. Pretende promover a Arte Culinária e a sua acção é extensível a todo o país, através de vários núcleos regionais que permitem uma aproximação mais eficaz entre a ACPP e os seus associados.
Esta Associação forte, unida e organizada, traz um grande benefício para os Profissionais de Hotelaria e é indispensável para a indústria que nos rodeia. Somente com a colaboração da Indústria Alimentar, Equipamentos e Hotelaria poderemos algum dia alcançar todos os nossos objectivos.
Nos últimos dez anos, a ACPP tem vindo a organizar vários certames e concursos de interesse profissional e de reconhecimento do público em várias feiras alimentares do nosso país, tais como:
- Concurso Chefe Cozinheiro do Ano - Inter Magazine (concurso anual desde 1990);
- Toque D’Or - Nestlé, concurso bienal para seniores e juniores, ao vivo na FIL durante a feira ALIMENTARIA, desde 1991 a 1999;
- Exposição de Arte Culinária no Fórum Picoas 1993 e Exponor 1994;
- 1º Concurso de Montras de Pastelaria ACPP, na FIL em 1995;
- Concurso Receita do Ano SALMÃO DA NORUEGA 1996, na Exponor durante a Feira "Alimentação";
- Lançamento do Livro de Receitas “Salmão da Noruega”, 1996;
- Concurso Jovem Cozinheiro Caterplan 1998, 2000 e 2002, na Exponor durante a Feira “Alimentação”.
- HOREXPO 2002 e 2004, cuja participação consistiu numa cozinha profissional ao vivo e restaurante para 200 pessoas. Com demonstrações de Arte Culinária, Seminários e Debates temáticos sobre o sector.
A ACPP participa também, através das Equipas Olímpicas de Culinária, em várias competições internacionais de culinária, destacando-se as Olimpíadas de Culinária, de quatro em quatro anos; o Global Chefs Challenge e outras competições pontuais.