Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

A seguir à Páscoa vem o tempo em que começam a aparecer certos legumes. Favas,  ervilhas  “ ervilhotos ” e feijão verde. “Ervilhoto” é o nome que damos à ervilha de grão, a ervilha de quebrar é chamada só  “ervilha”.

Para 6 pessoas:

2 Kg de ervilhoto
1 Quilo de cordeiro
200 g de presunto

Faz-se um estrugido com azeite, cebola, uma colher de banha e uns bons bocados (fatias) de presunto e umas porções de cordeiro muito tenro, da parte do lombo, com costelas. Depois de loira a carne, acrescenta-se um pouco de água e deixa-se apurar. Põe-se na calda uma folha de hortelã e um dente de alho partido miudinho. Colorau ou massa de tomate a gosto. Depois de bem apurada a calda junta-se o ervilhoto, a cozer e deixa-se apurar até o molho reduzir e ficar grosso. Se o ervilhoto cozer muito rapidamente, para não ficar desfeito, retira-se o guisado do lume e engrossa-se com a farinha maisena.


ERVILHA DE QUEBRAR

Para a ervilha de quebrar o processo é o mesmo, mas não se põe a mesma água, visto esta ervilha cozer rapidamente. Limpam-se das veias e partem-se ao meio e deitam-se na panela, quando as carnes estiverem já cozidas. Antes de ir para a mesa põem-se umas sopinhas de trigo (pão) partido à mão e depois deste amolecido, engrossa-se o molho com uma colher de maisena e uma colher de sopa de vinagre.

Pergunta: As sopinhas de pão de trigo põem-se dentro do cozinhado ou na travessa ou terrina de serviço. Que quantidade? O pão serve para engrossar o molho ou é parte da receita?

 

MLM

Tagged Under

Visitantes

Temos 635 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt