Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

MARIA ANGELA MEIRINHOS
ALTO DOURO/ALIJÓ
TRÁS-OS-MONTES


Arranja-se um leitão com a idade de 1 mês ou mais alguns dias que seja gordo (pois é o essencial dele ficar bom e saboroso).
Mata-se o leitão e limpa-se dos pelos da seguinte maneira.
Polvilha-se o leitão com pês loiro que deve estar em pó estando ele na banca e depois com água a ferver vai-se deitando por cima com um pano grosso, esfrega-se e sai assim o pelo. Depois do bicho todo limpo, abre-se, tira-se-lhe o intestino e os miúdos. A seguir mete-se num alguidar com água bem salgada e fica nesta água até ao dia seguinte.

Com os miúdos prepara-se um recheio da seguinte maneira: picam-se os miúdos e refogam-se com bastante azeite juntando-lhe um pouco de presunto ou chouriço de carne de porco. Depois parte-se numa caçarola um pouco de trigo ou sejam 5 muletas carcaças), conforme a forma que deem ao trigo, juntando-lhe 6 ou 7 ovos e um pouco de salsa picada, azeitonas a gosto.

Depois de tudo isto amolecido, junta-se-lhe o refogado que se fez com os miúdos e carnes diversas e mete-se na barriga do bicho e cose-se com uma agulha. Antes de ir ao forno esfrega-se bem novamente por fora, com banha ou pingue, mas que seja fresco e bem untado das patas à cabeça.

Coloca-se em cima de uma grelha e esta em cima de um tabuleiro e rega-se ainda com um pouco de azeite fino, um pouquinho de sal e água. Depois vai assando lentamente e vai-se regando com o molho que cai no tabuleiro. Com agulha ou garfo vai-se verificando se ele assa e em estando bastante tostado deve estar pronto.

*Muletas – (são papo secos)

 

MLM

Tagged Under

Visitantes

Temos 218 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt