Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Cursos Formação ACPP

< >

Curso Profissional Pastelaria

Cozinha Pastelaria Pós Laboral

Intensivo Cozinha e Pastelaria

Novas Técnicas Cozinha

Cozinha e Pastelaria Vegan

Profissional de Cozinha e Pastelaria

Profissional Padaria

Cozinha Japonesa e Sushi

Whatsapp


O REI dos pudins, e as falsificações

abadeagost1*

Claro que irei escrever sobre o Pudim do Abade de Priscos que é indubitavelmente o melhor pudim português. Lamentavelmente é mal copiado ou dá-se o seu nome a pudins, que apesar de terem ovos, em nada se assemelham ao glorioso. No final encontrarão a pior receita que encontrei e que lhe chamam Abade de Priscos.

A subtileza e a textura invulgar deste pudim merece que se lhe atribua o epíteto do título. É seguramente o pudim português de maior excelência, o que lhe dá um prestígio invulgar no capítulo da doçaria portuguesa. Não sendo de origem conventual é o doce mais rico criado após a extinção das ordens religiosas em Portugal, 1834. Apesar de se supor ter sido criado em finais do século XIX só em 1925 encontramos a sua receita publicada, num livro curioso com o título “Biblioteca Culinária” da autoria de Febronia Mimoso e editado pela Livraria Civilização, Porto.

castro9

Mas o que faz deste pudim o mais elitista, e invulgar, dos pudins portugueses? Seguramente à sua textura associada ao sabor delicado, doce e requintado. E qual o ingrediente que provoca tal consistência? O toucinho. Que possivelmente naquele tempo poderia até ser rançoso, por isso lhe junta um pouco de vinho do Porto que ajuda a alterar o eventual gosto, desgostado, do toucinho. Mas o seu processo de confeção tem atos de delicadeza que garantem o não aparecimento de defeitos no final. Vejamos o que quer isto dizer. Primeiro coloca-se meio litro de água ao lume e quando começar a ferver junta-se meio quilo de açúcar, uma casca de limão e um pau de canela e um pouco de presunto gordo (quarenta a cinquenta gramas). Segundo a receita original, quando a calda atingir meio ponto - o que hoje se chamaria um ponto baixo ou de espadana - passa-se então por um coador de rede, garantindo assim que a calda ficará sem os elementos sólidos. Primeiro gesto de atenção para garantir que apenas a calda se misturará às gemas. É tempo agora de juntar quinze gemas de ovos batidas, ou cortadas, assegurando-se que não tenham bolhas de ar. Encontrar olhos no pudim é visto como um defeito. Junta-se também um pouco de “vinho fino” hoje garantido como vinho do Porto, e que irá desviar um eventual gosto estranho a toucinho. A função do toucinho não é a que a ele saiba, mas a sua gordura determinará uma textura elegante e requintada ao pudim, o que o torna inigualável.

pudimabade

O creme pronto, a tarefa seguinte é preparar um caramelo líquido, que não fique amargo, para barrar uma forma tendo o cuidado de ver que esta fique por toda bem untada do dito assucar. A irregular colocação do caramelo pode prejudicar o pudim na sua fase final. Depois enche-se a forma, própria, com o creme, tapa-se, coloca-se em tabuleiro com banho-maria, e coze em forno bem quente cerca de meia hora. Depois é desenformado e regado com o caramelo que restar na forma.

Os tempos modernos têm questionado este pudim, como outros doces muito doces, e propondo redução da quantidade de açúcar. Parece-me um absurdo pois descaracteriza a essência da receita. Poderemos não consumir uma dose generosa do pudim mas aprender a consumir uma dose mais pequena. Neste capítulo, a nova onde de chefes de cozinha, tem vindo a surpreender-nos com a apresentação do Pudim Abade de Priscos em sobremesas compostas nas quais o pudim é peça central e depois composto com outros elementos como fruta ou sorvetes. E tenho sido agradavelmente servido com novas propostas, sem criarem ruturas no famoso e delicado Pudim Abade de Priscos.

freix7

Ora este verão de 2016, numa revista de grande divulgação, é apresentado como sugestão um pudim a que chamam de Abade de Priscos. Uma verdadeira traição!

Comparem a proporção dos ingredientes da receita original e a proposta:

Receita Original Receita sugerida
15 gemas 5 gemas e 1 ovo completo
500 g açúcar 500 g açúcar
½ l de água 500 g água
40 a 50 g toucinho gordo 0
1 cálice vinho fino 50 ml vinho do Porto
1 casquinha de limão 1 limão
Canela em pau 1 pau de canela

A grande alteração de gemas de ovo e a ausência de toucinho altera, obrigatoriamente, a consistência e textura do pudim. A melhor homenagem que se pode fazer ao Abade de priscos é executar a receita conforme o seu criador nos deixou.

lisboeta10

De origem bem localizada na região de Braga, rapidamente se transformou no mais importante pudim português. Em todas as regiões de confeciona e sempre apresentado como um produto de elite, e de requinte da nossa doçaria. É verdadeiramente o REI dos pudins! Exijam o Pudim Abade de Priscos como ele deve ser e não abastardem a cultura.

abadeagost2*


Avaliação pratica de final curso das turmas ACPP 15 e 16
Ler Mais
Bacalhau a Baixa Temperatura | Chef Genoveva Rivera
Ler Mais
Convocatória Assembleia Geral 2019
Ler Mais
Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa
Ler Mais
Equipas de Competição Culinária Conquistam três Medalhas
Ler Mais
Global Chef Challenge 2017 / ACPP volta às Competições Internacionais
Ler Mais
Luís Gaspar é o vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano 2017
Ler Mais
Pós-Graduação em Cozinha Avançada
Ler Mais
Quais as vantagens de escolher uma entidade certificada?
Ler Mais
Revista de Vinhos Revela "Os Melhores do Ano 2017"
Ler Mais
Prev Next

Visitantes

Temos 438 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt