Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

João Viegas é o Chefe Cozinheiro do Ano 2015
João Viegas do Restaurante São Gabriel acaba de se sagrar Chefe Cozinheiro do Ano 2015 (CCA15)

, tendo apresentado a concurso nesta 26º edição do CCA o menu: entrada – “Peixe do dia com sopa de cataplasma e falsas lulas fritas”, Prato de Peixe: “Bacalhau a baixa temperatura com todos e orelha de porco”, Prato de Carne -  “O lombinho de vitela assado com seu croquete de molejas e pickles de vegetais bio” e a Sobremesa: “Pudim com licor de medonho, mousse de alfazema e maçã em diferentes texturas”.

Em 2º lugar ficou Ricardo Raimundo da Escola de Hotelaria de Fátima e em 3º Paulo Carvalho da Cevicheria, em Lisboa. O Prémio Helmut Ziebell para a melhor sobremesa vai para Maçã assada e granizado de maçã de Ricardo Raimundo.

Para além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2015, o finalista vencedor receberá um cheque Makro no valor de € 1.000, e irá estagiar no Restaurante Central, em Lima, Perú. Ainda a destacar o prémio Norge que levará João Viegas à Noruega para a sua primeira pesca de bacalhau fresco e que convidará o CCA15 para ser o rosto do projeto Skrei – Bacalhau Fresco da Noruega. O vencedor receberá ainda um Cheque Mistolin de 1000€ em produtos profissionais e para o lar. Os 3 primeiros classificados recebem ainda um kit de facas ICEL e uma viagem à Alemanha para visitar a fábrica da Rational.

No ano que que celebra a 26º Edição todos os candidatos prestaram homenagem à gastronomia nacional apresentando um menu completo (entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa) no qual estavam obrigados a respeitar as matérias-primas obrigatórias - Bacalhau Salgado Seco da NoruegaVitela e Maçã.

O júri do concurso Chefe Cozinheiro do Ano é presidido por Nuno Mendes, chefe do Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, em Londres. O director técnico é o chefe António Bóia. A avaliar a Final Nacional estiveram ainda os chefes Nuno Diniz, Helmut Ziebell, Albano Lourenço, Paulo Pinto. 

26ª edição apresenta o Bacalhau Salgado Seco da Noruega, a Vitela e a Maçã como matérias-primas obrigatórias para a elaboração dos menus e conta com o patrocínio da Makro, Bacalhau Salgado Seco da Noruega e Mistolin. Os  produtos oficiais são Arroz Bom Sucesso, Frupor, Sudoberry, Rational e Sea8. A Estrella Damm é a cerveja oficial e a jaleca oficial é Duchef by Eurofardas. A faca oficial é da Icel e o café oficial é da Delta. Os alojamentos oficiais são o Hotel Infante Sagres e Nau Hotels & Resorts. O concurso conta ainda com o apoio da Alga+, da Fricon e Loja dos Cozinheiros. Como patrocinadores institucionais estão a Alimentaria Experience, as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal. A ACPP a REDE-T são os parceiros institucionais.

     

    Acessos: 5038
    Tagged Under
    Patrocínio Equipas Culinaria

    Visitantes

    Temos 89 visitantes e 0 membros em linha

    Morada

    Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
    nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
    Telefone: +351 21 362 27 05
    Fax: +351 21 362 58 15

    Mail / Sites

    Geral: acpp@acpp.pt 
    Formação: formacao@acpp.pt  
    Marketing: marketing@acpp.pt
    Site: http://www.acpp.pt
    Formação: http://www.acpp.com.pt