Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ISABEL MARIA SILVA GUEDES
FIGUEIRA DA FOZ

Lampreia – 1 kg
Cebola média – 1
Dentes de alho – 4
Ramo de salsa – 1
Folha de louro – 1
Colorau – 1
Pimenta – q.b.
Sal – q.b.
Vinagre – q.b.
Vinho tinto – q.b.
Azeite – ¼ Litro
Arroz – q.b.

Ata-se a lampreia viva com um fio, pela cabeça e passa-se rapidamente por água a ferver. Desta forma coalha a goma da pele que facilmente se tira, esfregando-a com um pano de preferência serapilheira.
Coloca-se em seguida numa travessa ou taça onde caiba, pelo menos metade do corpo e dá-se um golpe em cada um dos orifícios “branquias”.
Começa então a sangrar e o sangue mistura-se com o vinagre que, previamente se deitou no fundo da taça, mexe-se bem e guarda-se noutro recipiente. Corta-se a cabeça e as barbatanas e a cauda que não se aproveitam. No lado do ventre dá-se um golpe a todo o comprimento, até ao orifício anal. Aberta a lampreia, deixam-se as ovas e com uma faca pequena bem afiada, retiram-se as cartilagens das brânquias que se assemelham a guelras.
A lampreia não deve ser lavada depois do amanho. Corta-se em postas com cerca de 6 a 7 cm. Cobre-se a lampreia com o vinho tinto, o sangue, salsa picada, os dentes de alho picados e todos os outros ingredientes à exceção da cebola e azeite. Deixa-se estar no mínimo 3 horas no máximo 24 horas. Deve-se guardar em lugar fresco de preferência no frigorífico.

PREPARAÇÃO

Num tacho largo põe-se a cebola picada, o azeite, um pouco de pimenta e colorau. Não pode levar água. Quando a cebola está loura junta-se alampreia  bem espremida na mão e deixa-se cozer no próprio refogado em lume brando (cerca de 40 minutos).
Para experimentar se está cozida espeta-se um garfo. Depois de cozida, põe-se toda a calda passada por um passador e deixa-se apurar sempre em lume brando. Quando estiver apurada tira-se a lampreia para fora com um bocadinho de calda.
À restante calda junta-se cerca de 1 litro de água e o arroz necessário de maneira a ficar húmido. Depois de cozido serve-se com a lampreia à parte.

*Esta é boa

 

MLM

 

Tagged Under

Visitantes

Temos 376 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt