Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

massa

Título: MASSA!

Autor: J. A. Dias Lopes

Editora: Melhoramentos

ISBN: 978-85-06-08040-5

Recentemente escrevi sobre massas. Agora é para mostrar o trabalho de um amigo e autor, rigoroso investigador de história de alimentação e, neste caso, com a vantagem de ser um grande apreciador de massas. E é importante ler o Antipasto, espécie de apresentação do livro pelo autor e que explica a razão do subtítulo em italiano: A resposta é simples. Primeiro, porque contém legítimas receitas italianas; segundo, porque é sonoro e estimulante. Quanto à seleção das receitas, o autor também explica: o gosto especial do autor, um apaixonado pela massa italiana.

Nada melhor do que um livro com o cunho pessoal do autor. E aqui não se trata de apresentar receitas. Começa com dois textos sobre a história das massas: Os ancestrais da massa e Marco Polo e o Macarrão, e ainda um belíssimo texto O Spaghetti no Cinema, com referência a alguns filmes dos quais nos lembramos bem.

Verdadeiramente fascinante é o capítulo com doze receitas e suas histórias. Ora, são estas histórias que, da mesma forma me cativaram, o mesmo sucederá ao leitor de gastronomia para quem a receita é, seguramente, menos importante que a sua história, e a forma como essa receita se divulgou, e entrou nos hábitos alimentares. O brilho deste livro só é possível porque o estranho Manifesto da Cozinha Futurista, 1930, de F. T. Marinetti e Fillìa não teve o sucesso que os seus autores pretendiam: proibir o macarrão em Itália!

Sobre o autor não escreverei mais. Os outros seus livros já o revelaram e o público o reconhece. Apresentação gráfica de excelência, e ótima fotografias com os modelos emotivos dos seus netos.

Livro a não perder!

© Virgílio Nogueiro Gomes

Acessos: 1153
Tagged Under

Visitantes

Temos 135 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
Fax: +351 21 362 58 15

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt