Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Alcanena e Dona Isilda

alcanena1

O mais recente, o Dona Isilda

alcanena18

Dona Isilda na inauguração do restaurante com o seu nome

Há exatamente vinte anos publiquei um pequeno texto elogiando uma forma inovadora, da região de Palmela para promover a cozinha regional portuguesa, para uma publicação que se chamava “Acontecimentos – Costa Azul”. Escrevi naquele tempo o seguinte: Já estávamos habituados a petiscar com fartura e qualidade no Restaurante Alcanena. De tanto petiscar muitas vezes tínhamos que, à pressa, reduzir os pratos encomendados. AGORA o petisco transformou-se em cartaz e com a inauguração da nova sala – com serviço de buffet à descrição – pode deliciar-se com uma excelente variedade de queijos, enchidos e presuntos, para além de um conjunto de petiscos quentes que vão desde Mexilhões de Cebolada, Bucho, Favas Guisadas, Leitão Assado…

alcanena2

O buffet do restaurante Alcanena

Pois há vinte anos esse serviço que era inovador, rapidamente se transformou em emblema da casa e era vez a fila de clientes que aguardavam mesa. Com este sucesso, decidiram investir na proximidade e abrirem o Restaurante Dona Isilda, com capacidade para receber muitos mais clientes, espaços variáveis para grupos e festas. Ora, o grande sucesso destas casas tem sido a forma regular como se opera a eficiência culinária baseada em receituário regional e orientado pela grande obreira Dona Isilda. O rigor da execução das suas receitas dão garantias aos clientes de encontrar com segurança a mesma prestação de serviço. Apesar da nova dimensão não perderam as características de uma empresa familiar na qual a nova geração ocupa um papel importante. Acontece que esta família também desenvolve atividade agrícola cujos produtos também são consumidos nos restaurante como é o caso da Queijo de Azeitão.

Quero deixar aqui uma homenagem de muita admiração e estima pela força, coragem e rigor culinário da matriarca Dona Isilda.

Nada melhor que ir lá provar, e para isso abro o apetite com estas imagens que apenas representam uma pequena quantidade em relação à variedade que diariamente servem:

alcanena3

Salada de mexilhões

alcanena4

Salada de fígado

alcanena5

Salada de orelha de porco

alcanena12

Sopa de cação

alcanena13

Açorda de gambas

alcanena14

Migas de bacalhau no pão

alcanena6

Empadão de perdiz

alcanena7

Arroz de pato

alcanena8

Feijoada transmontana

alcanena9

Mão de vaca com grão

alcanena10

Pezinhos de porco de coentrada

alcanena11

Favas caramelas

alcanena15

Quindão

alcanena16

Torta de laranja

alcanena17

Compotas caseiras

© Virgílio Nogueiro Gomes

Restaurante Alcanena
Rua Venâncio da Costa lima, 99
2950-701 Quinta do Anjo

TL 212 870 150

Restaurante Dona Isilda
Rua da Serrinha
São Brás, Palmela

TL 212 333 255

Luis Matias Publicado em 19 novembro 2015
Acessos: 4746
Tagged Under