Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Whatsapp

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Autor: Renata Tieko Nassu, Benemária Araújo Macedo e Márcia Helena Portela Lima

Editora: EMBRAPA

Ano: 2015

ISBN: 85-7383-325-4

Introdução: 

A tecnologia Inovação na agroindústria do queijo de coalho artesanal para agricultura familiar é composta por um conjunto de orientações técnicas e utensílios capazes de melhorar o processo de produção de queijo coalho na agricultura familiar. De fácil adoção por agricultores familiares, não requer muitas alterações nos locais de trabalho e resulta na padronização do formato e peso do queijo, bem como das características sensoriais, de segurança e qualidade.

A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical com a participação dos produtores artesanais de queijo coalho de Tauá (CE). A adoção do kit e das orientações técnicas melhorou as condições higiênico-sanitárias do processamento e permitiu a produção queijos padronizados e seguindo requisitos básicos de Boas Práticas de Fabricação - BPF. Como resultado, os produtores obtiveram um maior sucesso na comercialização, aumentando a renda das famílias. Em decorrência da boa repercussão, em 2013 a prática foi selecionada pela Fundação Banco do Brasil - FBB como Tecnologia Social.

Faz parte do pacote tecnológico orientação técnica sobre higiene na ordenha, nos ambientes, equipamentos, utensílios e das pessoas envolvidas nos processos. Para garantir as rotinas básicas das Boas Práticas de Fabricação - BPF, o processo produtivo foi redesenhado e padronizado, incluindo desde as atividades da ordenha, recepção do leite, passando pela adição de coalho; coagulação; corte da coalhada; mexedura; cozimento da massa; salga; enformagem, prensagem e viragem; maturação; embalagem e armazenamento e transporte.

Acessos: 777
Tagged Under

Visitantes

Temos 200 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt