Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

BEIRA LITORAL

Para 10 pessoas:

6 kg de peixe e mariscos (os mais variados); 1 kg de pão de trigo; 2 dl de azeite; 500g de tomate; 500g de cebolas; 1 ramo de salsa; 1 limão; 2 cascas de laranja; 1 colher de chá de açafrão; 2 colheres de sopa de fécula; louro; 5 dentes de alho; cravinho; sal; pimenta.

Amanham-se os peixes, cortam-se em bocados e temperam-se com sal. Cozem-se ou abrem-se os mariscos (conforme as espécies) e retiram-se das conchas. Guardam-se as águas.
Coam-se as águas dos mariscos e juntamente com as cabeças e as aparas dos peixes, 4 lt. de água, sal, pimenta, salsa e louro, faz-se um caldo de peixe. Côa-se e deixa-se ferver até reduzir para 3 litros.
Leva-se ao lume numa caçarola, as cebolas cortadas em bocados, os dentes de alho, o cravinho e metade da porção do azeite. Assim que a cebola estiver translúcida, sem alourar, rega-se com o restante azeite e junta-se o tomate pelado e sem grainhas, as cascas de laranja, o sumo de limão, o caldo de peixe e o açafrão e a fécula previamente dissolvidos num pouco de água fria. Leva-se ao lume e deixa-se ferver para reduzir e apurar.
Introduzem-se os peixes que se deixam cozer durante cerca de quinze minutos após o que se adicionam os mariscos e deixa-se ferver apenas mais cinco minutos.
Retifica-se o tempero que deverá ser bastante apimentado.
Coloca-se o pão cortado em fatias numa terrina e rega-se com parte do caldo. À parte servem-se os peixes e os mariscos também regados com um pouco de caldo bem quente.

Em nossa opinião, o açafrão que se refere e o açafrão-das- Índias ou curcuma, embora o açafrão  verdadeiro dê à caldeirada um sabor muito melhor. Nesta zona chamam pós de enguia ao açafrão-das-índias

MLM

 

 

Tagged Under

Visitantes

Temos 100 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
Fax: +351 21 362 58 15

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt