Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

TRÁS-OS-MONTES
(FAVAIOS)


Para 4 pessoas:

6 ou 7 cogumelos designados aqui por “chapéus de sol”, “febras”, (Bot. Lepiota Procera), abertos ou fechados; vinagre; 100g de carne de porco (com alguma gordura); 1 cebola; 1 dente de alho; 1 folha de louro; sal; pimenta; colorau; 300g de pão de trigo; 3 colheres de sopa de vinho branco; salsa.

Põe-se os cogumelos de molho em água com vinagre durante 1 hora, virando-os de vez em quando para permitir a saída de qualquer inseto. Entretanto corta-se a carne de porco em bocados que se frita na própria gordura, ou na falta desta num pouco de azeite ou de banha. Salpica-se com o vinho branco. Depois de loura junta-se à carne a cebola e o alho picados, salsa, louro e tempera-se com o sal, pimenta e colorau. Deixa-se sobre lume brando o tempo de lavar e espremer os cogumelos de modo a extrair-lhes o mais possível de água. Partem-se os cogumelos, juntam-se à carne e deixam-se cozinhar e apurar.
Adiciona-se um pouco de água (a necessária para que o líquido seja suficiente para umedecer o pão), retificam-se os temperos e deixa-se levantar fervura. Junta-se o pão cortado em fatias finas de modo a permitir a sua cozedura e a obter um aspeto uniforme.
Serve-se numa terrina ou num tacho de ferro no qual pode ser preparado.

Nota: Querendo pode juntar-se um pouco de presunto ao refogado.

MLM

Tagged Under