Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

TRÁS-OS-MONTES

Outro prato típico transmontano, usado como base em todo o Trás-os-Montes. Pode mandar-se moer o milho em qualquer moinho de pão, ou podem compra-se já moídos, (finamente).
1 Quilo de “milhos” (nome dado ao milho já moído) dá para 7 ou 8 pessoas.
Cozinha-se exatamente como o arroz. No entanto a sua preparação é importante. Deita-se num tacho que se enche de água. A casca vem ao cimo. Deita-se esta fora e repete-se a operação tantas vezes até que não fique um bocadinho de casca. Mexendo sempre com a mão para a ir libertando. A primeira água deve guardar-se e deixando assentar, fica no fundo a farinha que se guarda, para no fim deitar na panela onde se cozinham os milhos, sendo necessário engrossa-los.
Põe-se o azeite na panela, cebola picada e logo que esta fique loira rega-se com água. Deixa-se apurar e por fim deitam-se os milhos. Vão-se mexendo para não ficarem presos e com grumos.
Podem cozinhar-se também com espigos de couve, grelos, exatamente como se fosse arroz.
Os milhos, podem comer-se acompanhados com tudo o que se pretenda assim como os chicharros. No entanto, na tradição de longos anos, como acontece ainda em algumas casas, eis o seu acompanhamento:

Coze-se um bocado de frango ou galinha, salpicão (da língua), de lombelo ou da cabeça, próprios de cozido), couve lombarda, linguiça e quando tudo estiver cozido, aquece-se na água do cozido as chouriças de sangue.
Os milhos são servidos em qualquer recipiente fundo, de barro amarelo vidrado, numa taça funda, mas nunca em terrina coberta. As carnes partidas, são servidas em travessas.

O que é Lombelo? É o lombinho.

MLM

Tagged Under