Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

MARIA EUGÉNIA DE CASTRO CERQUEIRA DA MOTA
VALPAÇOS

Amassa-se 500g de farinha com água temperada de sal (pouco), a suficiente para formar uma massa homogénea, de consistência idêntica à massa tenra. Cobre-se com um pano húmido e deixa-se descansar por 10 minutos. Findos estes, vai dar-se o trabalho à massa. Esta, ficou a descansar com o aspeto de uma bola, deve ser trabalhada dobrando a parte de fora para dentro.

Descansa novamente 10 minutos e procede-se sempre da mesma forma até que começam a aparecer umas bolhas na massa. Está pronta nessa altura para se tender. Unta-se então a tábua onde se vão fazer os pastéis com azeite, limpando-se em seguida com um pano, para não ficar demasiada gordura. Deixou-se a descansar a massa por mais 10 minutos, findos os quais se tende com um rolo de forma a formar um retângulo, não devendo apresentar uma espessura que vá além de 1,5 cm. Estende-se sobre esta massa uma camada regular de manteiga sem sal ou rilada de preferência à margarina, que deve cobrir completamente a massa. Começa então a esticar-se a parte inferior do retângulo até ao fundo da tábua onde estão a ser confecionados os pastéis.

64 Pasteis de Chaves

 

Vai-se esticando em forma de triângulo 

Não deve ter mais de 45 cm, esta parte inferior da massa.

 

 

Esta massa que se vai esticando sempre com o cuidado, de não a deixar abrir buracos, deve ficar tão fina como um pergaminho. Começa então a enrolar-se pelo bordo inferior ao mesmo tempo que se vai esticando sempre da mesma forma, o resto da massa. Temos finalmente um rolo que se irá partir em 24 partes.
Volta de novo a untar-se a tábua com azeite e cada bocado em que se dividiu o rolo, estende-se com a palma da mão da seguinte forma:
O rolo deve ter 40 a 45 Cm, como atrás disse, para ser dividido em 24 partes.
Vai-se abrindo com os dedos e a palma da mão, Untados com azeite até ficar assim:
Vai-se abrindo com os dedos e a palma da mão, untados em azeite, 64 Pasteis de Chaves1


 Até ficar assim:    64 Pasteis de Chaves2
Coloca-se o picado no centro, dobra-se ao meio e procedendo-se sempre assim estão os pastéis prontos para irem ao forno, indo a cozer em forno de lenha, a parte de fora dos pastéis deve ficar para o lado do forno donde vier mais calor.
Os pastéis devem ficar com a seguinte forma:   64 Pasteis de Chaves3

MLM

Tagged Under