Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

MARIA MANUELA DE MORAIS
LISBOA


Toma-se um Kg de massa de farinha de trigo, lêveda, deita-se-lhe 12 ovos, uma pitada de sal fino, 150g de banha de porco derretida e quente e 100g de manteiga igualmente derretida. Liga-se tudo muito bem, de modo que fique uma massa fluída perfeitamente uniforme. Depois vai-se acrescentando farinha a pouco, e pouco e amassa-se durante cerca de 20 minutos, até que a massa fique enxuta.

Cozem-se imperfeitamente 250g de bom presunto, igual porção de toucinho e de paio, frege-se em fatias o mesmo peso de lombo de porco e guisam-se 2 frangos.

Estas carnes limpas de ossos cortam-se em fatias delgadas para se puder distribuir com igualdade.
Quando as carnes estão preparadas, divide-se a massa em duas partes iguais, metade estende-se à mão em retângulos, coloca-se dentro dum tabuleiro de ir ao forno (30ct x 20ct) convenientemente untado com manteiga e dá-se-lhe a forma desse tabuleiro.

Sobre a massa dispõe-se as carnes misturadas com a máxima igualdade possível, por cima das carnes deita-se umas colheres de gordura do caldo em que elas foram cozidas e do molho do guisado e cobre-se tudo com a restante massa estendida (isto é a metade que se separou) que deve cobrir as carnes. A massa do folar deve depois de amassada levedar durante 4 horas e os ovos antes de se abrir devem ser mergulhados em água quente o que segundo dizem dá um gosto particul

MLM

Tagged Under