Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

MARIA ADÉLIA ROQUE GOMES
BAIXA DA BANHEIRA

1Kg de massa de pão de trigo, 12 ovos, 2 dl de azeite, 150g de banha, 1 Kg. de carnes variadas, farinha para tender.

À massa de pão já lêveda juntam-se os ovos, a banha de porco derretida e o azeite, junta-se-lhe sal fino necessário e mexe-se tudo muito bem de maneira que fique bem ligado. A pouco, e pouco vai-se-lhe juntando a farinha para que volte a ficar com a consistência de princípio, amassando-se bem durante meia hora.
Preparam-se então as carnes que serão quanto mais variadas melhor: 200g de presunto, igual porção de toucinho gordo, frango ou coelho guisado e desossado, salpicão ou pato, carne de porco assada etc… Cortam-se todas as carnes em fatias e divide-se a massa em duas partes. Toma-se um tabuleiro de bordos altos, barra-se com banha e forra-se com a massa que se estende por todo ele deixando uma tira a toda a volta que depois se voltará sobre a tampa. Estendem-se a seguir as diversas carnes distribuindo-as regularmente por toda a massa e regando depois com o molho do refogado do coelho ou aves, parte do caldo onde foram cozidos toucinho e presunto, molho de carne assada etc…
Cobre-se tudo com a outra metade da massa que se estende sobre as carnes; dobram-se as bordas da massa sobre a tampa, formando um qualquer feitio gracioso, traçam-se sobre ela uns riscos de diversos feitios, doura-se com gema de ovo e deixa-se repousar durante 2 horas.

Passado este tempo leva-se ao forno a

MLM

Tagged Under