Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

VALPAÇOS


Partem-se costelas, as mais tenras do porco e pedaços de lombo que se põe a marinar em sorça (vinho tinto, colorau, e alhos, durante 3 ou 4 dias, no fim dos quais se faz o seguinte; deita-se para dentro da marinada uma fatias de trigo, um pouco de cebola picada miudinha, um pouco de pimenta branca e um copo de sangue do porco, mais um pouco de colorau, querendo 1 ou 2 malaguetas, mistura-se tudo e enche-se a bexiga de porco depois de convenientemente lavada e ficando em água quente enquanto marinam o lombo e as costelas.
Enche-se a bexiga com cuidado para não rasgar ou furar com os ossos. Depois de bem cheia aperta-se e põe-se na vara de ir ao fumeiro, tendo o cuidado de lhe passar dois fios em cruz por baixo para não partir e ficar redondinha.
Para arranjar põe-se a bexiga dentro de uma saquita de pano ou num pano para evitar que rebente. Prende-se a uma colher de pau a parte de uma para se não voltar ao cozer e vai a cozer por duas horas. Depois de cozida põe-se numa travessa dá-se-lhe um golpe na pele, rodeia-se de grelos de nabo e serve-se os grelos, mas só temperados com azeite.

Da mesma maneira se fazem as chouriças ceboleiras, levando só carne e não pondo costelas. São cheias em tripa de vitela e são igualmente cozidas, para estas não é preciso saia, coze como a linguiça.

MLM

Tagged Under