Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

MARIA EUGÉNIA DE CASTRO G.T. CERQUEIRA DA MOTA
VALPAÇOS


RECEITA DA BEXIGA

Esta receita é feita com as partes tenras das costelas de porco e bocadinhos de lombo. Põe-se esta carne em sorça (não sei se o termo é característico da região) isto é, em vinho tinto maduro, alho moído ou passado pela máquina, pimenta preta moída e colorau. Deixa-se neste tempero por 3 ou 4 dias. Esta sorça só deve ser a suficiente para cobrir a carne.
Ao fim dos 4 dias vai encher-se a bexiga de porco que deve ter sido muito bem limpa e lavada com sumo de laranja, de preferência ao do limão.
Esta bexiga à medida que se lhe vai metendo recheio alarga muito. Na altura em que se vai a encher, parte-se uma cebola mediana muito miudinha para dentro da sorça, umas duas fatias de pão, e uma mão cheia de farinha centeia. Leva então adicionado uma tigela de sangue líquido. Para que este não coagule tem que ser bem batido logo que saia do animal, juntamente com um dente de alho partido aos bocadinhos, um pouco de vinho e sal. Depois de bem batido, filtra-se por um pano para uma vasilha de barro e põe-se um pauzinho de louro tendo o cuidado de se mexer de vez em quando, esto é, uma ou duas vezes por dia. Enche-se a bexiga com a massa preparada aperta-se bem o cimo com o fio dobrado e põe-se a secar ao fumo durante uns 8 a 15 dias. Para que ela não caia ou não rebente, visto ficar muito pesada, tem de ser segura com os fios dobrados ou com uma tira de pano.
Serve-se cozida acompanhada de Grelos, também cozidos. Para se coser tem de se usar de certa precaução pois pode rebentar. Por tal razão tem de ficar a bexiga suspensa por meio de um pau ou de um garfo de ferro no recipiente em que vai a cozer e tem de ficar bem amarrado dentro de um pano para não rebentar durante a fervura.
Ferve durante 2 horas tendo de se ter o cuidado de que nunca pare de ferver ou de que a água mingue e fique a bexiga a descoberto.

Receita do Gaiteiro

A massa é exatamente a da bexiga, simplesmente se enche no bucho ou seja o estômago do porco, o que lhe confere o paladar totalmente diferente e característico. Prepara-se da mesma forma, tendo no entanto de se dar um tratamento diferente ao bucho pois tem de ser escaldado e escaldado e escaldado para ficar bem limpo, fervendo 3 horas.

MLM

Tagged Under