Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ALMEIRIM

(PARA 4 PESSOAS)

4 Postas de bacalhau; 1 cebola; 1 chouriço negro (de sangue); 1 chouriço de carne; 1 couve portuguesa; 200g de massa de meada grossa; 400g de batatas; 1 farinheira; 4 colheres de sopa de azeite; 2 tomates maduros; pimenta branca.

Leva-se um tacho ao lume com água suficiente para a caldeirada que deve ficar caldosa. À água junta-se a cebola picada e deixa-se cozer um pouco. Em seguida juntam-se os chouriços inteiros, o negro que é o chouriço de sangue e o chouriço de carne, a couve cortada a murro e deixa-se ferver. Dá-se o nome de couve cortada a murro, à couve cujas folhas em molho foram seguras numa mão e que se foram esmagando e cortando em bocados, puxando-as e dando-lhes um murro.
Deixa-se a couve cozer durante uns 5 minutos e junta-se a massa. Passados 15 minutos introduzem-se no tacho as batatas cortadas em fatias, nem muito grossas nem muito finas e o bacalhau demolhado e cortado em postas pequenas (quadrados) e a farinheira espetada com palitos de madeira para não rebentar. Quando a batata deixar de ter coração (estiver macia), adiciona-se o azeite que deve ser de muito boa qualidade e o tomate. Tempera-se com pimenta branca. Deixa-se cozer o tomate e a caldeirada fica pronta.

Cortam-se as carnes em pedaços e servem-se.

Nota: Antigamente esta caldeirada era sempre comida com colher de pau.

 

MLM

 

 

Acessos: 2158
Tagged Under