Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA ALICE DA CUNHA

1 Lampreia
Arroz 250 gr.
Banha ou unto – uma colher de sopa
Azeite – 4 colheres de sopa
Alhos – 3 dentes
Vinho verde tinto – 2,5 dl
Uma folha de louro
Sal                                                                                                                      mlm
Pimenta ou malagueta q.b.
Uma cebola regular

Escalda-se a lampreia com águia quente, mas não a ferver para não coser o sangue mas que tire bem o  visco. Depois de bem lavada põe-se numa tigela começa-se a cortar pelo umbigo que é o começo da tripa, golpeia-se pela barriga assim até chegar à cabeça onde se encontra a espicha que é ao pé dos dentes e acaba-se com um golpe ao comprido para sair inteira a tripa vai-se tirando com jeito pelos golpes. Depois desta operação feita na mesma bacia onde está o sangue põe-se o alho, o vinho, o louro e pimenta, deixa-se ficar para o dia seguinte.
No dia seguinte faz-se um refogado com o azeite e a banha no caso de não haver o unto deixa-se aloirar bem a cebola quando loiro põe-se uma pinga de água e refoga-se, um pouco depois deita-se a lampreia assim como todos os ingredientes deixa-se cozer em lume brando. Quando a lampreia estiver cozida tira-se para fora e deita-se meio litro de água no tacho em que a lampreia cozeu deixa-se levantar fervura, deita-se o arroz e tempera-se de sal. Coze 20 minutos coloca-se a lampreia em cima para aquecer e serve-se imediatamente para o arroz não secar. O arroz deve cozer em lume brando.

MLM

 

Acessos: 2086
Tagged Under