Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ESTEVÃO LUIZ TAVARES
LISBOA


15 Gemas de ovos – 600g de açúcar – 125g de arroz

Ponha-se o açúcar numa vasilha apropriada, junta-se-lhe a água e leva-se ao lume até que a calda chegue a ponto de espadana.
Enquanto se prepara a calda ou um bocado antes, coze-se o arroz muito bem e depois de cozido, esmague-se e passe-se por uma peneira fina, resultando um polme que se junta à calda, misturando tudo bem e deixando ferver até que a colher descubra o fundo da vasilha: nesta ocasião, tira-se a vasilha do lume e deixa-se esfriar um pouco, deitam-se-lhe as gemas de ovos, cujas películas se tenham cortado, liga-se tudo bem e leva-se novamente ao lume a engrossar a massa e cozer os ovos.

Estas receitas são mais ou menos iguais e ambas boas

Cozer 65g de arroz em 7 dl de água, deixa-se cozer, passa-se pela peneira- 300g de açúcar em 1,5 dl de água, ponto de espadana 117, junta-se a calda ao puré de arroz e leva-se a engrossar até fazer ponto de espadana.
Tire-se deixe-se arrefecer e juntam-se as gemas, leve-se outra vez ao lume e deixe-se cozer um pouco.

Chama-se a atenção para o facto de esta receita levar arroz. De facto a receita “verdadeira de ovos moles ”leva apenas ovos e açúcar. No passado as freiras tinham muitas artimanhas para economizar ovos para os seus doces assim como batata cozida e ralada para poupar amêndoas. Hoje chama-se sacrilégio usar qualquer destes “truques”. Hoje somos ricos…

 

MLM

 

 

Tagged Under