Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

HELENA RIBEIRO BARBOSA
COIMBRA

Um bucho de porco grande, 200g de arroz, 200g de orelheira de porco, um chouriço mouro médio, 300g de costeletas de porco, salgadas, 150g de toucinho de porco entremeado, 2 limões pequenos, 2 cebolas, 2 dentes de alho, salsa, azeite, 150g de manteiga e sal q.b..
Esfrega-se muito bem um bucho de porco, com sal e limão, até tirar o limo pegajoso. Lava-se em água morna e repete-se esta operação as vezes necessárias. Feito isto deixa-se de um dia para o outro, ou algumas horas, em rodelas de limão e cebola, salsa e sal.
Ao outro dia lava-se e recheia-se com o seguinte preparado; faz-se um refogado com a cebola, alho, salsa, cortando-se as carnes e o chouriço em bocados pequenos que se juntam ao refogado. (As carnes de porco devem ter estado algum tempo em água para tirar parte do sal). Quando prontas, deita-se a água para o arroz.
Deixa-se levantar fervura e ainda com o arroz cru recheia-se o bucho não o enchendo demasiadamente, pois o arroz irá aumentar de volume. Cose-se a abertura com uma linha mole e mete-se dentro de uma panela grande ficando coberto de água.
Depois de cozido, o que se verifica espetando nas extremidades uma agulha de cozer, tira-se para uma assadeira, barra-se generosamente com manteiga, tostando-se no forno e quando estiver uma pele douradinha como um leitão, está pronto a ser comido cortado às rodelas. Este bucho leva aproximadamente 2 horas a cozer. É conveniente verificar a cozedura de vez em quando pois há buchos que rebentam e têm que se tirar imediatamente. Pode acompanhar com qualquer verdura ou salada.

 

MLM

 

 

Tagged Under