Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

OFÉLIA DE OLIVEIRA S. FERRÃO
FOLQUES / ARGANIL

Toma-se um bucho (estômago) de porco, pelam-se as gorduras que lhe estão fixas e faz-se-lhe uma pequena abertura próximo da tripa que é o início do intestino delgado e esvazia-se, lavando depois muito bem em muitas águas limpas, de preferência em água corrente.

Tomamos 2 kg de lombo do lado da cabeça, um rim, um coração e parte-se em bocados para dentro de um alguidar. Junta-se-lhe um ramo de salsa finamente picada, 250g de arroz apenas lavado, um pouco de raspa de cebola, dois dentes de alho finamente picados, sal q.b. um pouco de pimenta, cravinho, cerca de 1,5 dl de sangue líquido, um pouco de vinho tinto e um golpe de azeite. Mexe-se tudo muito bem e deixa-se de um dia para o outro a tomar de sabor. Ao outro dia prova-se com o dedo o molho e se precisar de mais qualquer tempero acrescenta-se-lhe mexendo muito bem.

Enche-se depois o bucho e cozem-se as aberturas com uma agulha.
Tem-se uma panela grande com água fervente e deixa-se dentro o bucho que se pica com um garfo para expelir o ar. Deixa-se ferver à vontade e em bastante água temperada de sal durante 2 horas e meia.

Pode servir-se fria para merendas cortadas em rodelas finas ou morno para um almoço acompanhado de hortaliças cozidas. É delicioso.

 

MLM

 

 

Tagged Under