Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

GASTRONOMIA VAREIRA
MARIA GONÇALINA DIAS NUNES BRANCO
OVAR

Enguias
Azeite
2 Cebolas grandes
2 Dentes de alho
Pimenta
Colorau
1 Folha de louro
Vinho Branco
Banha de porco

Amanham-se e lavam-se as enguias muito bem. Num tacho que vai ao lume, colocar no fundo duas cebolas grandes às rodelas, com um pouco de azeite.
Faz-se o refogado de modo a não ficar muito puxado. Depois da cebola aloirada, deita-se no tacho um pouco de água e de calda de tomate, dois dentes de alho cortados em bocadinhos, um pouco de pimenta e de colorau, uma folha de louro, um pouco de vinho branco e se, se quiser um pouquinho de banha de porco. Deixa-se ferver e apurar um pouco. Em seguida, colocam-se no tacho as batatas cortadas em rodelas finas e por cima as enguias cortadas ao meio e sem as cabeças e previamente temperadas com sal. Retificar a água do tacho, que não deverá cobrir as enguias. Estas não deverão cozer demais, já que as batatas foram cortadas um pouco finas.
Quando as enguias e as batatas estiverem cozidas, verificar se o tacho tem um pouco de molho, pois não convirá que esteja seco.
Ao lado deverá ter-se um pouco de farinha de trigo dissolvida em água fria, que deverá ser lançada no tacho, deixando-se cozer uns escassos três minutos. Para que o molho engrosse.
Não mexer, mas sacudir o tacho, uma ou duas vezes, utilizando pegas para o efeito.

Há outra maneira de confecionar este saboroso prato. Utilizam-se os mesmos condimentos da receita acima referida, mas sem batatas.

Numa travessa, em cujo fundo se colocaram fatias de pão bem torrado, despejar as enguias e respetivo molho, previamente engrossado pela farinha de trigo.

 

MLM

 

Tagged Under