Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA FERNANDA CORREIA ALVES DA CUNHA
COIMBRA/CABAÇOS

Depois da Sardinha bem preparada, tiram-se-lhe todas as espinhas com cuidado; faz-se um bom refogado em manteiga de porco e deitam-se nele as sardinhas, em pequenos filetes, juntando-lhe pão ralado, noz-moscada, salsa, pimenta e gemas de ovos cozidos, algum sumo de limão e salsa muito miúda.
À parte. amassa-se muito bem meio quilo de farinha, 150g de manteiga de vaca e 6 gemas de ovos, juntando-lhe alguma água até ficar em consistência de pão. Deixa-se descansar meia hora, estendendo esta massa depois na grossura de uma moeda.
Tomando-se uma frigideira unta-se com manteiga e cobre-se o fundo e ilhargas (são os lados) com a mesma massa, aparando-se por cima para que tome bem o feitio da vasilha.

Enche-se esta caixa com as sardinhas preparadas, como acima indicamos; cobre-se de queijo ralado, pondo-lhe uma tampa da massa na mesma grossura, untando os bordos com clara de ovo para ficar bem pregada.

Doura-se com gemas de ovos, dando na tampa quatro golpes para não rebentar; cobre-se de papel amanteigado e vai ao forno.

Por este processo se faz a torta de bacalhau com a diferença de que este deve ser primeiro cozido.

*Não consegui saber nada sobre esta receita. Parece-me que a adição do queijo é já uma alteração à receita original, o que não acho mal.

 

MLM

 

Tagged Under