Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA DE LA SALETE TRIGUEIROS DE ARAGÃO
FUNDÃO

Para cerca de 1 quilo de farinha (1.250 kg)
10 Ovos                                                      
2 laranjas
10 ovos
30 g de fermento de padeiro
(ou o fermento abaixo descrito)
1,5 dl de azeite
1 dl de aguardente bagaceira
1 colher de sopa de sal

Faz-se na véspera um pouco de massa só com farinha e água para azedar e servir de fermento. O fermento resultante deve ser, mais ou menos, do tamanho de uma malga de faiança pequena ou que caiba na concha da mão.
Aquece-se 2 ,5 dl. de azeite (não muito quente para não cozer os ovosz) que se bate aos poucos com 20 ovos inteiros, previamente bem batidos, misturados. Junta-se o sumo de 2 ou 3 laranjas, 2 dl. de aguardente e o fermento,  a que se tirou a crosta,  desfeito numa pinga de água morna e umas pedrinhas de sal. Vai-se sempre batendo à mão e junta-se a farinha aos poucos até a massa despegar da mão. Bate-se bem a massa durante meia hora, amassando-a como o pão. Deixam-se fintar (levedar, crescer), pondo-se a massa embrulhada numa toalha e tapada com um pano de lã em sítio quente, uma 3 ou 4 horas.
Tiram-se uns pedacinhos de massa de cada vez, que se estendem com o rolo e a que se dão 2 golpes no meio com a carretilha. Frita-se em azeite e polvilham-se com açúcar misturado com canela. Querendo fazer mais, Fazer render a massa deita-se na massa um pouco de leite para aumentar.

 

MLM

Tagged Under