Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1 Chouriço bem pequeno
Limões

Prepara-se muito bem o pato, lavando-o e chamuscando-o, também pode depenar-se em seco.
Cortam-se para um tacho de barro (vermelho), 2 ou 3 cebolas grandes, às rodas finas, algum azeite fino e tiras de toucinho entremeado, pouco mais ou menos de 200g., sal e quem gostar, um dente de alho, põe-se em cima destes ingredientes o pato inteiro que deve ir a corar em lume forte, virando-o de um lado e de outro, com cuidado para só alourar e não queimar mas deixando-o bastante tempo para perder um certo gosto desagradável que tem o pato.
Quando já está bem dourado tira-se do lume o tacho e então na gordura que ficou, deita-se água e vai novamente ao lume com o pato dentro para acabar de cozer.
Quando se vê que está cozido, tira-se o pato e passa-se por um passador o caldo, deitando mais água, se for necessário. Faz-se então o arroz que pode ser, para um pato um quilo de arroz, levando bastante gordura. Quando o arroz está quase cozido, tira-se para o lado e ferve devagar e antes que esteja enxuto tira-se para cima da mesa, e começa-se a arranjar o tabuleiro que pode ser de louça de ir ao forno, de pirex ou de alumínio. Deita-se uma camada de arroz, em cima do pato que já deve estar cortado aos bocadinhos, não muito pequenos e por cima deste o resto do arroz que se ajeita mas não se alisa nem leva ovo a burnir.
Vai de novo ao forno a tostar e quando está a alourar tira-se e serve-se.
Enfeita-se com rodelas de Chouriço

Nota: Salsa no refogado
Tira-se para o lado , é uma indicação de que o prato foi num fogão à antiga. Actualmente reduziremos o calor para o mínimo.

 

MLM

Tagged Under