Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MARIA AUGUSTA BRAS REBELO CARDOSO
GOUVEIA

2 Postas de bacalhau, 1 cebola pequena, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 litro de leite, (apróx) 100 g de pão de 1ª, 1 colher de sopa de vinho branco, 3 ovos e pimenta.

(Para uma boa posta de bacalhau bem demolhado.
Faz-se um estrugido com uma cebola pequena picada e pouco azeite, numa caçarola com a cebola a estalar, deita-se o bacalhau cru, às lascas finas, no estrugido, depois leite bastante para cozer o bacalhau e cerca de 60 (sessenta) gramas de manteiga. Deite na quantidade de 1 litro a litro e meio (nas duas vezes).
Depois do bacalhau estar cozido, deitam-se sobre ele fatias finas de pão (no caso presente, meia carcaça), se o leite em que tiver cozido o bacalhau não tiver sido suficiente para amolecer bem o pão, deita-se mais leite ( ao todo, no máximo 1 litro de leite), Deixa ferver um pouco. Tempera-se com pimenta.  A seguir deita-se o cozinhado num prato de ir ao forno, borrifa-se com umas gotas de vinho branco; batem-se 3 ovos gemas e claras, misturam-se com o bacalhau.
Leva-se ao forno até alourar, estando então pronto para ser servido.
Nota: Embora seja praticamente desnecessário referi-lo, esta receita nada tem a ver com uma açorda de bacalhau e é uma maneira um pouco mais requintada de utilizar o bacalhau, sobretudo em regiões onde é às vezes difícil obter peixe fresco em boas condições.

MLM

Tagged Under