Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Imprimir

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

MARIA ANTONIETA VIEGAS GRAZINA RODEIA
LISBOA

(8 PESSOAS)


1 Pão Alentejano ou de 2ª
2 a 3 postas de bacalhau
1 Dl de azeite
3 Dentes de alho grandes

Corta-se o pão em fatias e põe-se numa terrina, ou tigela, com 2 dentes de alho a temperar. Coze-se o bacalhau e limpa-se de peles e espinhas, deitando-o sobre o pão. Rega-se o pão com a água a ferver, em que se cozeu o bacalhau, deitando a água suficiente para ensopar o pão. Abafa-se e quando o pão está bem passado, bate-se com uma colher de pau desfazendo juntamente o pão e o bacalhau, até formar uma papa. Põe-se o azeite ao lume com o terceiro dente de alho partido em 2 e deixa-se ferver, tendo o cuidado de não deixar queimar o alho.
Quando o azeite está a ferver, lança-se nele o pão migado como está e vai-se deixando ferver lentamente e fritar no azeite mexendo e voltando até que, a papa despegue do tacho e permita fazer um rolo que se deixa alourar, rolando-o no tacho ou frigideira.
Serve-se acompanhado de peixe frito e azeitonas.


*Aqui em Évora não levam bacalhau, temos estas só com o nome de migas de azeite que são muito boas também, se leva o bacalhau levam também um pouco de vinagre cru (isto é, fora do lume) e chamam-se Migas Gatas.

 

MLM

Tagged Under