Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Conheça a Política de Cookies.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • '
    '

    Acpp

    Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

  • '
    '

    Desde 1977

    Representa os Profissionais Portugueses de Cozinha e Pastelaria

  • '
    '

    Formação Profissional Certificada

    Escola Cozinha e Pastelaria

Cursos Formação ACPP

< >

Curso Profissional Pastelaria

Cozinha Pastelaria Pós Laboral

Intensivo Cozinha e Pastelaria

Novas Técnicas Cozinha

Cozinha e Pastelaria Vegan

Profissional de Cozinha e Pastelaria

Profissional Padaria

Cozinha Japonesa e Sushi

Whatsapp

Covilhetes de Vila Real

cov1

O nome desta iguaria parece estar ligado ao utensílio de cozinha no qual se fazia o seu cozimento final. No Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, edição de 2003, podemos ler para covilhete: Origem obscura, e cita um texto de 1706: “…e três tijelas de cobre com azas e testos do mesmo, e cinco covilhetes de cobre cem azas…”.

Genericamente podemos dizer que os covilhetes são pequenos pastéis de massa folhada recheados com picado de carne. Mas não chega, a sua estória é mais longa e vamos entender que possivelmente foram confecionados de tamanho diferente, maior, o apuramento da massa folhada foi evoluindo e também o seu recheio. Depois temos que conhecer a sua tradição de consumo que se teria iniciado com as celebrações de Santo António e hoje entram na alimentação do quotidiano. Antigamente também conhecidos por Covilhetes e por Covilhetes à “João das Três”, encontramos ainda conhecidos por Covilhetes de Vila Real, Covilhetes Vila-realenses, Covilhetes à Vila Real, Covilhetes à Excelsior e Covilhetes à Trasmontana.

cov2

A massa folhada requere conhecimentos para ser feita. A referência mais próxima de pastéis folhados com carne vem de Francisco Martinez Montiño, em “Arte de Cocina”, 1611, que foi cozinheiro do Rei Filipe II de Espanha e que o acompanhou na sua estadia em Lisboa. Reconhece que a arte de fazer folhados é especial e escreveu: Sobre os pastéis, não penso dizer, a não ser muito pouco, porque quando um homem vem a saber fazer um pastel, já sabe o que lhe vai colocar dentro. E isto exatamente a propósito de pastéis folhados com carne.

Para ficar bem elucidado sobre os covilhetes de Vila Real é obrigatório ler o trabalho recentemente publicado pela Câmara Municipal de Vila Real através do seu Grémio Literário, nos Cadernos Culturais, nº 14 e IV série, em segunda edição ampliada, sob a responsabilidade do meu Amigo Elísio Amaral Neves que fez o prefácio e a seleção de textos sobre covilhetes. Recolha muito interessante e que mostra como se instalou a tradição dos covilhetes. No prefácio, de leitura obrigatória, vamos conhecer as primeiras citações desta especialidade desde que é conhecida com esta designação, covilhetes. Para ficar a conhecer melhor os comeres tradicionais desta terra, deverá também ser lida a revista Tellus nº 61.

covlivro

Inevitável fazer referência ao 1º Visconde de Vilarinho de São Romão (1785-1863) pela edição do seu livro “Arte de Cozinheiro e do Copeiro”, 1841, no qual apresenta uma receita de Pastelinhos em tudo igual aos nossos covilhetes. Curiosamente este livro, que o seu autor, natural de Vilarinho de São Romão e próximo de Vila Real, assume que é uma compilação dos Melhores Autores, sendo o principal da obra “La Maison de Campagne”, 1822, de Aglaé Adanson, que ele traduz. O livro é recheado de notas de O Tradutor e apresenta a receita de Pastelinhos imediatamente a seguir à receita de Massa Folhada que revela a importância da caixa dos pastelinhos em massa folhada (sendo que estes não estão contemplados na edição de Aglaé Adanson).

cov3

Os covilhetes aparecem com a designação de Covilhetes de Vila Real no livro “A Cozinha Ideal” de Manuel Ferreira, 1933, com uma massa meia-folhada confecionada com manteiga e banha de porco. Depois é a vez de Olleboma (António Maria de Oliveira Bello), no livro “Culinária Portuguesa”, 1936 que apresenta uma receita de Covilhetes à Transmontana, em tudo igual à receita anterior, de Manuel Ferreira.

Maria Odete Cortes Valente publica em 1973 o seu livro “Cozinha Regional Portuguesa” mas só na edição em 1995 é que os Covilhetes, de Vila Real, são contemplados mas com uma massa folhada confecionada apenas com manteiga e de voltas simples. É também em 1995, no livro “Trás-os-Montes à Mesa”, de Isabel Gomes Mota, que surge uma receita de Covilhetes ou Empadinhas, com uma massa folhada com manteiga e banha de porco, e que tem um pequeno texto introdutório que transcrevo: Antes do alumínio havia a folha ou lata e antes destas o barro. Era nas tigelas ou malgas, chamadas covilhetes que se faziam as empadinhas. Eis agora mais um contributo para a origem da designação da receita e que Elísio Amaral Neves bem apresenta, também, no Caderno Cultural a que me refiro no início do texto.

cov4

Em 1982 surge o que é, seguramente, o maior e melhor inventário da culinária portuguesa, o livro “Cozinha Tradicional Portuguesa”, com a receita de Covilhetes de Vila Real, na qual a massa folhada é confecionada com manteiga e com rilada. Na dificuldade de obter rilada (gordura dos rins) previne que se pode usar banha de porco. Ficou assim o país bem informado sobre esta especialidade trasmontana!

cov5

Se antigamente era necessário ir até Vila Real, e especialmente à Pastelaria Gomes, temos sorte de em Lisboa já podermos, diariamente, comer Covilhetes de Vila Real. Mas, para a iguaria estar bem identificada pela qualidade só nos falta que informem que o recheio é preparado com Carne Maronesa DOP cuja produção está confinada aos concelhos de Cabeceiras de Bastos, Mondim de Bastos, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, e em algumas freguesias de Amarante, Boticas, Chaves, Montalegre, Murça e Valpaços.

E descobrirão outros paladares se foram àquela região provar os covilhetes e acompanhados com bons vinhos locais.

© Virgílio Nogueiro Gomes


Avaliação pratica de final curso das turmas ACPP 15 e 16
Ler Mais
Bacalhau a Baixa Temperatura | Chef Genoveva Rivera
Ler Mais
Convocatória Assembleia Geral 2019
Ler Mais
Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa
Ler Mais
Equipas de Competição Culinária Conquistam três Medalhas
Ler Mais
Global Chef Challenge 2017 / ACPP volta às Competições Internacionais
Ler Mais
Luís Gaspar é o vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano 2017
Ler Mais
Pós-Graduação em Cozinha Avançada
Ler Mais
Quais as vantagens de escolher uma entidade certificada?
Ler Mais
Revista de Vinhos Revela "Os Melhores do Ano 2017"
Ler Mais
Prev Next

Visitantes

Temos 365 visitantes e 0 membros em linha

Morada

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa,
nº 71 C, 1200 - 798 Lisboa.
Telefone: +351 21 362 27 05
TM: +351 915 284 991

Mail / Sites

Geral: acpp@acpp.pt 
Formação: formacao@acpp.pt  
Marketing: marketing@acpp.pt
Site: http://www.acpp.pt
Formação: http://www.acpp.com.pt